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sexta-feira, 6 de maio de 2011

ORIGAMI: UMA NOVA FORMA DE RECRIAR A REALIDADE

ARTIGO PSICOPEDAGÓGICO
Autoria: Claudete Terezinha da Mata
Psicopedagoga Clínica e Institucional

Origami, uma arte japonesa, cuja origem Orikami, significa dobrar papel: ori – dobrar, kami – papel. Quando pronunciadas juntas, a letra “k” é substituída pela letra “g”. O Origami, popularmente conhecida como dobradura, é uma arte japonesa transmitida de geração em geração, a qual desenvolveu-se de forma atraente, se espalhando por vários países do mundo.

Alguns estudiosos afirmam que o Origami é tão antigo quanto a existência da primeira folha de papel obtida na China, aproximadamente há 1800 anos, através da maceração de cascalhos de árvores e restos de tecidos.

“Todo o Origami começa quando pomos as mãos em movimento. Há uma grande diferença entre compreender alguma coisa através da mente e conhecer a mesma coisa através do tato. (Tomoko Fuse).

Quando o papel começou a ser introduzido no Japão, entre os séculos VI e X, pelos monges budistas chineses, o papel era artefato acessível somente à nobreza, já que se tratava de um produto de luxo, utilizado em festas religiosas e na confecção de quimonos.

Historicamente, os japoneses transmitiam as figuras que criavam através da oralidade, que eram passadas de mãe para filha. Assim foram criando a tradição oral de repassar os conhecimentos de geração à geração. Como nenhum desenho havia sido registrado em livros, somente as dobraduras mais simples eram mantidas.

Os primeiros conhecimentos escritos sobre o Origami surgiram a partir de 1797, com a publicação do “Senbazuru Orikata” (Como Dobrar Mil Garças). A partir da fabricação do seu próprio papel, o restante da população do mundo começou a aprimorar a arte do Origami, que foi deixando de ser transmitida somente de pais para filhos a partir de 1880. Anterior a este período histórico, o Origami era conhecido como Orikata.

Registros indicam que os árabes trouxeram o segredo da fabricação do papel para o Norte da África. No século VIII os mouros, povos que habitavam a Mauritânia (África) levaram o segredo do Origami até a Espanha onde começou a ser desenvolvido pelo mundo afora.

A crença dos mouros proibia a criação de qualquer figura simbólica. Desse modo, as dobraduras em papel foram usadas por eles apenas para estudar a geometria representada nas formas dobradas. Com a expulsão dos mouros da Europa, os espanhóis foram além dos desenhos geométricos, e desenvolveram a papiroflexia, uma arte popular desenvolvida até a atualidade na Espanha e na Argentina.

No Japão, os Origamis que representam determinados objetos eram queimados nos rituais funerários, com a intenção de que os espíritos dos falecidos pudessem obter em outras vidas tudo o que almejassem. Assim, cédulas imitando dinheiro, também eram queimadas durante as festas de casamentos, visando trazer prosperidade ao casal.

Para cada maneira de se dobrar papel, há um significado diferente para os orientais. No Japão, o sapo representa o amor, a fertilidade; a tartaruga, vida longa; o tsuru (ave-símbolo do Origami), conhecida por grou ou cegonha significa boa sorte, felicidade e saúde. Diz a lenda japonesa, que, quem conseguir fazer mil tsurus com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, obterá ótimos resultados.

Todos os anos, no Japão, no dia seis de agosto, são depositados inúmeros tsurus no mausoléu erguido em homenagem aos que morreram na tragédia de Hiroxima, desejando que isso não venha a se repetir.

Na atualidade podemos encontrar surpreendentes técnicas de dobradura, desenvolvidas por grandes mestres dessa arte milenar.

O Origami possui regras como: trabalhar com folhas de papel quadrado, sem cortes. São regras que podem ser modificadas, já que há inúmeros tipos de dobraduras fora das regras existentes, trazendo simplicidade que evolui, levando o sujeito aos desafios da arte de imaginar e criar modelos diversos.

Segundo Rosa Neto, a arte de dobrar papel desempenha uma função fundamental no desenvolvimento da plasticidade cerebral de crianças, adultos e idosos, trabalhando o campo simbólico e as habilidades criativas, além de contribuir com o desenvolvimento viso motor e psicomotricidade fina e ampla.

Na prática pedagógica, o importante não é ensinar a dobrar papel pela simples ação de dobrar, mas, estimular e desenvolver a criatividade para transformar a realidade do ser que aprende na mediação professor-aluno e aluno-aluno, partindo das formas mais simples a mais complexa, sempre com o objetivo de provocar o campo imaginário do outro, e colocando-o diante dos desafios que lhe permitem o desenvolvimento de estruturas cognitivas, ampliando a capacidade de transformar e recriar o mundo através da arte de dobrar papéis, frente ao fácil x difícil.

Envolvida no campo da Psicopedagogia Clínica e Institucional, venho utilizando a arte de dobrar papéis na terapia psicopedagógica, como técnica de prevenção, tratamento e recuperação dos sujeitos portadores de déficits de aprendizagem, provenientes de inúmeras síndromes, onde tenho obtido ótimos resultados.

“O simples vem acompanhado de profundidade e valo, quando bem elaborado e colocado.
O complexo, quando bem planejado, se torna uma arte inacessível para a maioria.
O mais importante, é que os dois são importantes!
Origami é a arte regida pela geometria eterna e pela inteligência humana.
Também é brinquedo, brincadeira, terapia, jogo...”

Neste processo , o importante é que o encantamento de receber e transformar um pedaço de papel em objetos figurativos, chama o sujeito da aprendizagem à bertura das portas da sua imaginação e capacidade de criação sem limites para dobrar, cortar, colorir, reinventar...

BIBLIOGRAFIA:
ASCHENBACH, M. H. C. V. As Dobraduras de Papelino. Editora Nobel, 1993.





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