Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL HEBRAICO: MO'ADIM LESIMKHA!

Menino Jesus feito em argila - parte do presépio japonês em exposição na Biblioteca Pública de Santa Catarina/Fpolis, até dia 6 de janeiro de 2012. 
Maria estava ao lado de Jesus sobre a humilde manjedoura, no aconchego da pequena estrebaria, quando chegaram os três Reis Magos: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Mesmo sem saber ao certo se eles eram Reis, eles teriam visitado Jesus após seu nascimento, seguindo a Estrela Guia,quando chegaram ao local onde o Menin...o se encontrava sob os cuidados de José e Maria, rodeados pelos animais que os aqueciam. Foi assim que no dia 6 de janeiro, segundo a história que nos contam desde a infância, estes três personagens ficaram conhecidos pela humanidade por trazerem presentes ao Salvador da Humanidade: O ouro representante da realeza, pode ter sido uma providência divina à futura fuga da família ao Egito, quando Herodes ordenaria que matassem todos os meninos de até dois anos de idade, de Belém; o incenso podendo representar a fé no simbolismo da oração dirigida a Deus e a mirra, uma resina antiséptica utilisada em embalsamamentos desde o antigo Egito, nos remete ao martírio de Jesus, até sua morte, tanto que Maria e Madalena utilizaram um composto de mirra e aloés para embalsar Jesus (maiores detalhes - João 19: 39 e 40) após sua crucificação pelas fraquezas da humanidade. Tais registros estão melhores delimitados em estudos no Santo Sudário de Turim, onde foram encontrados estes produtos.

"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2, 12). Nada mais a Escritura diz sobre essa história cheia de poesia, não havendo também quaisquer outros documentos históricos sobre eles.

Foi assim que surgiu a tradição de trocar presentes no Natal em celebração ao nascimento de Jesus. Em países alguns europeus, a principal troca de presentes de Natal, acontece no dia 6 de janeiro, quando os pais se vestem de Reis Magos para presentear seus filhos.

MO'ADIM LESIMKHA!
Forma Figurativa e Produção Literária: Claudete T. da Mata