Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

UMA DAS MINHAS ÚLTMAS CRIAÇÕES!

ESTA É TIA MARICHA.
SUA ESTRÉIA ACONTECEU NO EVENTO "10º DIDASCÁLICO", DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2011, NO AUDITÓRIO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA/BR.

MINHA PORSONAGEM CANDOCA, DEPOIS DESSA APRESENTAÇÃO QUE FEZ O PÚBLICO RIR MUITO, LEVOU TIA MARICHA AO "PROGRAMA MAIS SÃO JOSÉ" A CONVITE DE NÉRITON, DIRETOR DA CULTURA DE SÃO JOSÉ/SC/BR.

DAR VOZ E VIDA ÀS MINHAS MARIONETES, É ALGO IMPORTANTE MUITO MÁGICO PARA MIM. E VER O PÚBLICO INFANTIL, ADOLESCENTE E ADULTO, DE TODAS AS IDADES, ATENTO E VIBRANTE, FAZ COM QUE EU CONTINUE CRIANDO MAIS E MAIS, FAZENDO DO TEATRO COM FORMAS ANIMADAS, UM MEIO DE DIZER QUE ESTA É UMA ARTE QUE VESTE A ALMA DO ARTISTA E DA PLATÉIA, ENVOLVIDOS COMO UM TODO.
O PÚBLICO CONTRACENA COM MINHAS MARIONETES, NUMA ENTREGA DE ACORDAR O SENSO ARTÍSTICO E DEIXAR A IMAGINAÇÃO FLUIR NATURALMENTE.

DE REPENTE, TIA MARICHA, UMA MARIONETE DO TAMANHO DE UMA CRIANÇA DE 7 ANOS, GANHA VIDA PRÓPRIA, ENVOLVENDO A PLATÉIA, NUM DIÁLOGO CATIVANTE, DIZENDO QUE ELA EXISTE PORQUE É CAPAZ DE SER E ESTAR ENTRE NÓS, DE NOS PROVOCAR ESTRANHAMENTOS, DE NOS ARRANCAR GARGALHADAS E ATÉ DE NOS FAZER CHORAR.


E O MAIS LINDO AINDA, É VER UM MENINO QUE, DE REPENTE, NUNCA BRINCOU DE BONECA POR OBEDIÊNCIA A UM PADRÃO SOCIAL MACHISTA, ALÍ  NO PALCO CONTRACENA COM UMA BONECA, EMPRESTANDO-LHE SUA VOZ E VIDA, UM SER ANIMADO QUE O DISTRAI, FAZENDO COM QUE ELE DEIXE SUA IMAGINAÇÃO TOMAR CONTA DESSE MOMENTO ÚNICO. O PÚBLICO SE ENCANTA, DÁ RISADAS, SE CONCENTRA... E APLAUDE!

NESSE DIA A PLATÉIA NÃO FOI DAS MAIORES. MAS COMO DISSE O POETA (NÃO ME PERGUNTE QUEM):
"TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA!"

(DIDASCÁLICO, IF-SC/FPOLIS/BR 21.11.2011)