Páginas

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

ATO SOLENE N°01/2014 – SESSÃO OFICIAL PÚBLICA DE POSSE DE MEMBROS VITALÍCIOS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CONTADORES DE HISTÓRIAS/ABCH, COM SEDE EM SANTA CATARINA, FÓRUM EM FLORIANÓPOLIS – UMA ASSOCIAÇÃO DE DIREITOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

Dia 12 de dezembro de 2014, das 14h as 16h30, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis/SC!

AGORA TEMOS TODOS JUNTOS!
Primeiro, externo a minha gratidão aos amigos contadores de histórias, escritores, dançarinos, cantores, poetas e outros atores como: Neriton Martins, Peninha Gelci Coelho, Andreia do Seo Francolino (Fundação Franklin Cascaes), Patrícia Karla Firmino (nossa confreira)... Todos que estiveram presentes nesse dia, em especial, agradeço às amigas da Academia Rosalina da Silva e Soraia Foês Bianchini, que organizaram o local do evento e também aos patrocinadores que enviaram as guloseimas para o coquetel, e à equipe de eventos da Fundação Catarinense de Cultura - Sem esses grandes colaboradores, não teríamos realizado este evento da Academia  que foi fundada em 2 de junho do corrente, sem fins lucrativos, aconteceu nessa tarde de dezembro de 2014 para marca a história de Santa Catarina e deixar o seu legado cultural ao povo brasileiro.

Foi com imensa satisfação que estivemos no Centro Integrado de Cultura de Florianópolis, na sala de cinema, numa tarde única, para evidenciar o registro memorável da instalação oficial da primeira academia de contadores de histórias do nosso Brasil.

Minha filha Nalin Leal foi a Mestre de Cerimônia, Meu filho Natan Leal que filmou uma grande parte do evento, à Contadora De Histórias Cristina Magdaleno (nossa confreira) e sua amiga de Carina Shaibi nos brindaram com uma apresentação de boas vindas recheada com músicas e um breve histórico do Patrono da Academia, Franklin Cascaes. Elas encantaram todos as crianças presentes e adultos. À duas contadoras abrilhantaram as nossas memórias, abrindo a nossa tarde - a minha eterna gratidão!

Em seguida, tivemos o inesquecível momento de ver e ouvir a Dona Olga Postal, que representou o Grupo de Poetas Livres, lá esteve para encantar o nosso ouvir com a música “Canta Brasil”- Música composta em 1941 pelo pianista Alcyr Pires Vermelho e David Nasser - Dona Olga cantou ao som do violão com o seu companheiro, o senhor Manoel Júlio Ferreira, colaborador do Grupo de Poetas Livres e da nossa Academia.

Ao ser chamada para falar, convidei a Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha de Debatin, Madrinha da nossa Academia e nossa confreira, para fazer uso da palavra. Na sequência, ao ser chamada de volta, na qualidade de Presidente da Honra da ABCH, fiz a abertura do momento de Posse Oficial dos Acadêmicos Vitalícios, aqueles que a partir deste momento estarão assumindo as suas responsabilidades acadêmicas na categoria de Patronos de suas Cadeiras.
Nesse Ato Solene, tomaram posse:

Claudete T. da Mata - Cadeira 01
Andrea da Costa Dias - Cadeira 02
Mariani Aparecida da Cunha - Cadeira 03
Patrícia Karla Firmino - Cadeira 04
Aparecida Facioli - Cadeira 05
Evandro Jair Duarte - Cadeira 06
Tânia Meyer - Cadeira 07
Cristina Lopes - Cadeira 08
Dora Duarte - Cadeira 09
Idê Bitencourt - Cadeira 10
Saray Martins - Cadeira 11
Osmarina Maria de Souza - Cadeira 12
Luiza Abnara da Costa Dias - Cadeira 13
Maria Sônia de Souza - Cadeira 14
Maria Teresinha Debatin (Presidente da fundação Catarinense de Cultura e Madrinha da ABCH) - Cadeira 15

Na sequência, fiz a leitura do JURAMENTO junto aos Acadêmicos Imortais, oficialmente empossados.

 Após o juramento, em RECONHECIMENTO AOS POVOS CIGANOS, OS GRANDES SEMEADORES DAS NARRATIVAS ORAIS PELO MUNDO afora, lá esteva Luciane Silva para brindar com a sua ilustre presença.

E para marcar ainda mais, o Ato Solene, além de todos os momentos vivenciados nessa sala de cinema, em cumprimentos das normativas do ESTATUTO SOCIAL DESTA ACADEMIA, foi hora de brindar 4 (quatro) homenageados do ano 2014, com a MEDALHA GRÃO PATRONO FRANKLIN CASCAES, que dos anos posteriores, passará a ser entregue a 2 homenageados em virtude de seus méritos.

E para dar continuidade a esta Solenidade, fui convidada para fazer a entregar da primeira Medalha desta Academia à Franklin Cascaes, representado pela figura animada do Seo Frankolino e na sequência, foi concedido a palavra à senhora Andrea Hill.
Em reconhecimentos aos serviços prestados a esta Academia, sua experiência e trabalho dedicado à preservações da memória histórica de Santa Catarina e, consequentemente, do Brasil e também à sua dedicação e participação na fundação de várias academias de letras em nosso Estado, neste momento, em reconhecimento à sua história, a Acadêmica/Patrona da Academia, Vó OSMARINA MARIA DE SOUZA, assim carinhosamente chamada pela mentora da academia, foi convidada para receber da Presidente desta Academia, Andrea Dias, a medalha Grão Patrono Franklin Cascae.  A Acadêmica Imortal Vó Osmarina, foi concedido o uso da palavra.

Nesse momento especial, Nériton Martins foi convidado para fazer a entrega da Medalha Grão Patrono Franklin Cascaes ao ANIMADOR CULTURAL – PENINHA Gelci Coelho, pelos seus serviços prestados à divulgação e à preservação do legado cultural do nosso Patrono Franklin Cascaes. O homenageado também fez uso da palavra.

E para fechar essas homenagens especiais, em memória do PATRONO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CONTADORES DE HISTÓRIAS, convidamos Luiz Carlos Dias, pela sua linhagem, para fazer a entrega da MEDALHA GRÃO PATRONO FRANKLIN CASCAE à sua filha Luiza Abnara da Costa Dias – NETA de Alcina Cascaes Dias (irmã de Franklin Cascaes).

  O sobrinho e a sobrinha neta do Patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias fizeram uso da palavra e, como todos os outros homenageados, também emocionaram o público presente.

Para encerrar essas homenagens, foi chegado o momento de convidar a portuguesa Rita Ferreira para brindar os homenageados com sua dança narrativa - um momento de puro silêncio, onde os movimentos corporais da dançarina falaram tudo. Foi um espaço onde o corpo levado pelas emoções, mostrou a todos que o som musical também está dentro de nós e toma conta do corpo mesmo sem ser ouvido do lado de fora. à nossa futura acadêmica a nossa GRATIDÃO!

Companheiro, confrade e confreiras, agora teremos uma grande jornada pela frente, porque, agora feito crianças vamos continuar a aprender a caminhar com nossas próprias pernas, sempre com foco no nosso lema: Um por todos e Todos por um!

A todos que estiveram presentes e que fizeram parte dessa solenidade e aqueles que colaboraram com a organização desse evento, e a Você Jacqueline, da Revista Varal do Brasil, e sua equipe que também contribuíram na divulgação dessa Academia, a minha gratidão por todos os bens feitos - Feliz Natal e um Novo Ano repleto de saúde, paz, amizades verdadeiras, Proteção Divina e vida longa para todos!

Claudete T. Da Mata
Presidente de Honra da ABCH

Nenhum comentário: